Insônia

Dormir sempre foi necessário e em muitos casos até prazeroso, mas existem pessoas que não conseguem isso, por isso essas pessoas possuem insônia, e isso não é nada agradável nos dias de hoje, aonde trabalhamos muito e temos pouco tempo para o descanso. Hoje falaremos mais sobre isso, você é o nosso convidado e ficará por aqui até o fim, afinal quer saber mais sobre esse e outros assuntos.

O que é insônia?

Insônia é a dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, prejudicando o bom funcionamento da mente e do corpo no dia seguinte. Estima-se que até 40% dos brasileiros sofrem ou sofreram deste mal nos últimos doze meses.

A insônia é muito presente na vida de pessoas agitadas e de pessoas idosas. Fazendo com que essas pessoas sintam muito cansaço durante o dia, afinal uma noite de sono mal dormida é terrível para o dia seguinte.

O que poderá causar a Insônia?

A insônia é geralmente decorrente da ação de fatores estressantes (precipitantes) em um indivíduo que apresenta fatores predisponentes.

Estresse- Preocupações referentes ao trabalho, estudo e tensões diárias. Isso tudo poderá contribuir para esse quadro. Pois problemas demais, podem causar insônia.

Ansiedade- Esse tem sido um grande mal, a ansiedade em resolver problemas poderá causar certo nível da insônia. Até mesmo a ansiedade para dormir.

Depressão- Uma pessoa com depressão poderá ir de um extremo ao outro rapidamente, ou seja, poderá tanto dormir bem quanto não dormir.

Uso excessivo do celular- Sim. Se dorme com o celular do lado do corpo, isso pode te afetar. Pois existem pessoas que ao ver o celular perto já sentem necessidade de mexer. E nesse caso isso pode gerar insônia.

Estou com insônia o que eu faço?

Primeiramente manter a calma te fará apenas bem. O mais importante é entender o que está te causando a insônia, se for um dos três sintomas citados acima, o mais indicado é fazer o processo contrário. O autoconhecimento é fator preponderante para evitar a insônia, pois se conhecendo você saberá o que está certo, e claro, o que está errado. Então procure sempre se conhecer. Isso será um fator primordial para a melhora da insônia.

Mas se você quiser também poderá procurar ajuda médica, pois o médico poderá identificar com mais clareza o que está te causando e até procurar te medicar para evitar esse tipo de problema.

O mais importante é nunca recorrer a remédios para te ajudar a dormir, pois a automedicação nunca fez bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *