yoga

A importância da Meditação na Yoga

ioga

Em tempos corridos e nervosos como os atuais, às vezes se faz necessário colocar o “pé no frio” e tentar relaxar seja direta, ou mesmo, indiretamente. Quase todo mundo conhece um pouco sobre a Yoga e sobre a Meditação, mas poucos conhecem um pouco mais a fundo. Pois isso é um assunto que num primeiro momento parece complexo, mas não é.

Hoje falaremos mais sobre isso e você é o nosso convidado de honra. Então continue por aqui, leia com atenção e pratique, pois isso pode mudar a sua vida. Continue por aqui.

Muita gente acha que meditar é reduzir a consciência, mas é o contrário. É aumentá-la, é expandi-la, é adquirir mais lucidez. Por isso seu veículo é chamado superconsciente.

Meditação (dhyána) é parte integrante do acervo de técnicas do Yoga. Sacar a meditação do seu contexto não é recomendável. Sem as demais técnicas do Yoga, tentar meditar pode ser prejudicial. A meditação surgiu dentro do Yoga, porém, várias correntes filosóficas apoderaram-se somente dessa parte e desprezaram as outras que lhe dariam suporte. Portanto, sem as demais técnicas fica mais difícil meditar, Shivánanda explica em seu livro Autobiografia, na pag. 102: “o desenvolvimento unilateral não é muito benéfico”; e na pag. 142: “um desenvolvimento unilateral não o ajudará”. Portanto, cultivar um desenvolvimento só com ásana, só com mantra, só com meditação, etc., não é recomendável. Não se deve praticar um fragmento de Yoga ou um Yoga truncado. É recomendável praticar todos os angas.

yoga

A etapa da meditação é bem avançada, contudo, dhyána não é a meta. A meta do Yoga é o samádhi. Só o Yoga conduz ao samádhi.

Samádhi é o estado de hiperconsciência que só pode ser desenvolvido pelo Yoga. Samádhi está muito além da meditação, para conquistar esse nível de megalucidez, é necessário operar uma série de metamorfoses na estrutura biológica do praticante. Então, o próprio Yoga, em suas etapas preliminares, providencia um acréscimo de saúde para que o indivíduo suporte o empuxo evolutivo que ocorrerá durante a jornada, ampliando a expectativa de vida, a fim de que o praticante, consiga em vida atingir a sua meta.

Os efeitos sobre o corpo, sua flexibilidade, fortalecimento muscular, aumento da vitalidade e administração do stress fazem-se sentir muito rapidamente. Mas para despertar a energia evolutiva, desenvolver as paranormalidades e atingir a meta (samádhi) precisa-se do investimento de muitos anos com dedicação intensiva.

meditacao na yoga

Continue por aqui e saiba mais sobre esse e outros assuntos.

Um forte abraço!

Equipe Exclusive Homes-Phuket

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *